Sustentabilidade

Sustentabilidade Sustentabilidade

Comprometidos com o clima

Pensar e agir de forma ecológica, ou seja, assumir um compromisso ativo com o meio ambiente, é parte integrante da nossa política corporativa. Sendo uma empresa de longa tradição, o tratamento responsável dos materiais faz parte do nosso DNA. Já a partir da primeira ideia de produto nos preocupamos com a proteção do meio ambiente e da saúde humana; por isso pautamos nossa atuação por normas ambientais nacionais e europeias.

  • Graças à sua capacidade ilimitada de reciclagem, os materiais de cobre fabricados pela Diehl Metall são especialmente sustentáveis. Os cobres estão em harmonia com o meio ambiente, preservam seu valor e apresentam extraordinária taxa de reciclagem. O latão, importante material de cobre, destaca-se por suas múltiplas propriedades, sendo praticamente indispensável ao nosso cotidiano.

    Na Diehl Metall trabalhamos de forma sustentável, lidando cuidadosamente com os recursos, reforçando a conscientização com relação à importância da reciclagem e dedicando atenção especial à eficiência energética e à redução das emissões de CO2, inclusive porque a produção consume muita energia.

    Aceitamos, por exemplo, a devolução de todos os cavacos e resíduos gerados nos nossos clientes e os reintroduzimos no nosso processo de produção. Esta atitude não apenas ajuda a proteger recursos valiosos como também economiza muita energia; pois, com a reutilização, evitamos o consumo da energia que seria necessária para extrair o minério e depois para processar e transportar os minérios e seus concentrados.

    Nos nossos processos de produção, sempre procuramos evitar o desperdício, inclusive materiais auxiliares e consumíveis. Quando a produção de resíduos é inevitável, organizamos a sua reciclagem.

    A reciclagem ajuda a proteger o nosso meio ambiente, contribuindo assim para a preservação da base vital de todos os seres vivos e do bom funcionamento dos ecossistemas.

Nossos produtos podem ser encontrados nas mais diferentes áreas de aplicação nos quatro cantos do mundo. Nossa meta: Desenvolver e fabricar produtos duráveis e sustentáveis. Globalmente, atribuímos a mesma prioridade à eficiência energética e economia de CO2 em todas as nossas plantas. Por meio de exemplos de melhores práticas, destacamos a abordagem de nossos esforços, que é centrada em know-how e tecnologia.

Mais exemplos de melhores práticas no Grupo Diehl

Melhorar processos – poupar energia

Melhorar processos – poupar energia Melhorar processos – poupar energia

Como podemos ter um panorama de todos os nossos consumos, de tudo que entra na produção? A gestão energética efetiva significa, acima de tudo, controle energético, ou seja, o monitoramento exato do consumo atual. Portanto, onde forem descobertos desvios relevantes, investigaremos a causa. Os dados de medição são analisados e processados para atribui-los de forma exata ao consumidor individual. A gestão de energia cria as pré-condições para o uso responsável e econômico da energia e para que possamos melhorar cada vez mais a pegada ecológica da nossa produção de metal.

Qual é a nossa meta para os próximos anos? Usar os materiais de forma ainda mais eficiente, a fim de reduzir a energia necessárias nas diversas etapas de processamento na nossa produção.

Isto significa, revisar e otimizar constantemente todo o processo de produção. Na Diehl Metall em Röthenbach estamos instalando cada vez mais medidores exatamente com essa finalidade. Os medidores registram o consumo em tempo real e enviam os dados para um sistema de avaliação. Assim, os gerentes da produção podem monitorar o consumo de energia da sua planta de forma mais eficaz. Mais transparência na gestão energética é o nosso lema. O tempo todo estamos descobrindo novas maneiras de melhorar ainda mais, ano após ano.

Enquanto empresa, estamos cientes que nossa responsabilidade social não pode se limitar apenas aos nossos próprios colaboradores, por isso também nos engajamos constantemente para incluir nossas cadeias de fornecimento e de valor. Nossa meta é conseguir que os fornecedores a jusante também apliquem os mesmos padrões críticos na sua atuação como fazemos na Diehl. Pensando neste objetivo, desenvolvemos uma estratégia específica no âmbito da sustentabilidade, especialmente focada no progresso social ao longo da nossa cadeia produtiva e baseada nas diretrizes OCDE relativas à devida diligência.

Na nossa sede da Diehl Metall em Röthenbach, desenvolvemos um código de conduta para parceiros comerciais. O combate de riscos na cadeia de suprimento é assegurado por princípios obrigatórios de responsabilidade social corporativa no âmbito deste código. Esperamos dos nossos fornecedores que adotem os princípios e respeitem padrões sociais e éticos, tais como a proibição de corrupção, trabalho forçado e trabalho infantil bem como o estabelecimento de um sistema de remuneração e jornada de trabalho adequado.

A compra de minerais de zonas de conflito constitui outro risco social na cadeia de suprimento, sobretudo, no setor metalúrgico. Trata-se dos metais estanho, ouro, tântalo e volfrâmio extraídos de minas em regiões politicamente instáveis. Nestas zonas frequentemente ocorrem violações de direitos humanos fundamentais, lavagem de dinheiro, corrupção, financiamento de grupos armados na mineração. Se renunciarmos completamente aos minerais de conflito, podemos evitar que situações socialmente inaceitáveis sejam mantidas ou até promovidas. A Diehl Metall está investigando e controlando estes riscos. No grupo todo introduzimos ferramentas oficiais como a Iniciativa RMI (iniciativa de minerais responsáveis) e o Modelo de Relatório de Minerais de Conflito (CMRT). Os CMRTs também estão disponíveis para download em forma agregada com atualizações anuais em sentido contrário.

A Diehl Metall assume sua responsabilidade pelas questões ambientais - sinal visível disto é o nosso engajamento de longa data em diversas iniciativas e organizações ambientais.

  • Instituto Europeu do Cobre (European Copper Institute - ECI)
    Instituto Europeu do Cobre (European Copper Institute - ECI) Instituto Europeu do Cobre (European Copper Institute - ECI)

    O Instituto Europeu do Cobre (ECI) e sua rede de associações nacionais na Europa reúnem a indústria do cobre para criar um mercado para este metal, assegurar aos produtos de cobre um acesso justo ao mercado e promover a aceitação da indústria do cobre na sociedade. 

  • Instituto Alemão do Cobre (Deutsches Kupferinstitut - DKI)
    Instituto Alemão do Cobre (Deutsches Kupferinstitut - DKI) Instituto Alemão do Cobre (Deutsches Kupferinstitut - DKI)

    A Diehl Metall faz parte do Instituto Alemão do Cobre (DKI), o qual está integrado à rede internacional da Aliança do Cobre (Copper Alliance). O DKI combina pesquisa e aplicação com o objetivo de forjar uma plataforma aberta de conhecimento. O Instituto do Cobre é um propulsor da inovação que apoia vários projetos de desenvolvimento do mercado, oferece soluções para áreas de aplicação específicas e disponibiliza informações sólidas a especialistas e ao público em geral de forma competente, com isenção total e atitude de parceria.

  • Metais em prol do clima (Metalle Pro Klima)
    Metais em prol do clima (Metalle Pro Klima) Metais em prol do clima (Metalle Pro Klima)

    A Diehl Metall é membro fundador da iniciativa “Metalle pro Klima” (Metas em prol do clima), lançada pelas principais empresas da indústria de metais não ferrosos.

    As propriedades de materiais como alumínio, cobre, zinco e outros metais não ferrosos fazem com que as empresas produtoras e transformadores de metal filiadas à iniciativa "Metalle pro Klima" sejam imprescindíveis como protetoras do clima: não apenas por causa de sua eficiência energética e redução das emissões de CO2 na produção, mas também devido aos seus produtos duráveis e modernos, e tudo isto associado a uma gestão sustentável e à prática da reciclagem.

  • Pacto ambiental da Baviera (Umweltpakt Bayern)
    Pacto ambiental da Baviera (Umweltpakt Bayern) Pacto ambiental da Baviera (Umweltpakt Bayern)

    Com a sua planta em Röthenbach, a Diehl Metall participa do Pacto Ambiental da Baviera (Umweltpakt Bayern). O Pacto foi criado em 1995 como acordo voluntário celebrado entre o governo e a indústria da Baviera.

    No Pacto Ambiental, governo e indústria expressam sua firme convicção de que uma cooperação voluntária e responsável entre o estado e a indústria consegue proteger melhor as bases vitais naturais do que leis e normas por si só.

REACH é o regulamento da União Europeia para produtos químicos e contém disposições que regulamentam a introdução, produção e utilização de todas as substâncias químicas com o objetivo de proteger a saúde humana e o meio ambiente. Esta regulamentação se aplica a todos os países da União Europeia e é baseada no princípio da responsabilidade maior da indústria pelo manuseio seguro das suas substâncias.

  • Substâncias sujeitas à autorização

    Para proteger a saúde humana, substâncias que podem ser consideradas de elevada preocupação são submetidas a um processo de autorização.

    No âmbito do processo, a Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) publica periodicamente propostas para identificar produtos químicos que suscitam grande preocupação sob forma de uma “lista de substâncias candidatas”. A segunda etapa é decidir se a substância incluída na lista deve passar por um processo de autorização e, caso afirmativo, se haverá restrições ao uso da substância.

    https://echa.europa.eu/candidate-list-table

    Após cada revisão da lista de substâncias candidatas pela ECHA, a Diehl Metall também a confere.

    O metal chumbo foi incluído na lista de candidatos SVHC em 27.06.2018 (SVHC é a sigla em inglês para “Substances of Very High Concern”, isto é, substâncias que suscitam elevada preocupação).

    O chumbo está presente em alguns produtos do programa da Diehl Metall como elemento de liga. A Diehl Metall mantém seus clientes informados de acordo com as obrigações de informação previstas no regulamento REACH.

    A eventual criação de restrições adicionais – tal como autorização para determinados usos – será definida no decorrer do processo REACH para aplicações de ligas de cobre e latão contendo chumbo, mas ainda exigirá extensas consultas e não deve ser definida antes de 2020. Há boas razões contrárias à necessidade de autorização, já que os riscos associados ao manuseio de substâncias contendo chumbo estão controlados.

    Porém, se mesmo assim o chumbo passar a ser sujeito a autorização, haverá um prazo de transição até 2024. As autorizações para determinados usos teriam de ser solicitadas no máximo 18 meses antes do fim do prazo de transição. Pode-se partir do princípio de que as respectivas autorizações serão concedidas pela Agência Europeia de Produtos Químicos, ainda mais considerando que a substituição de ligas de latão usináveis contendo chumbo não é tão simples, mesmo com a atual tecnologia de ponta.

    Portanto, no futuro, as ligas de cobre e latão contendo chumbo não perderão sua importância crucial.

  • Ficha de dados de segurança

    As barras, tubos, perfis, fios e as peças estampadas, torneadas e forjadas fabricadas a partir destes são produtos ou artigos para os quais não existe obrigação legal de elaborar fichas de dados de segurança. A pedido, disponibilizamos os folhetos informativos correspondentes.

  • Definição: substância, mistura e artigo

    Lingotes e placas são classificados como substâncias; se forem ligas, como misturas. Os produtos semiacabados fabricados a partir destas substâncias (barras, tubos, perfis, fios) e as peças estampadas, torneadas e forjadas produzidas na próxima etapa de processamento são considerados artigos.

    A classificação foi feita segundo o guia “Guidance on requirements for substances in articles” da ECHA.

  • Resíduos e REACH

    As sucatas e cavacos metálicos são considerados resíduos nos termos da Diretiva-Quadro Resíduos 2006/12/CE. Por isso, estão sujeitos à legislação sobre resíduos e fora do âmbito de aplicação do Regulamento REACH.

Tanto na Alemanha como no exterior, a maioria das nossas plantas é certificada de acordo com o sistema de gestão ambiental ISO 14001. Nossos sistemas de gestão ambiental e de gestão de energia são periodicamente auditados por peritos independentes. Desta maneira, podemos assegurar que atingimos nossas metas ambientais e continuar a desenvolver processos e tecnologias sustentáveis para proteger as matérias-primas. 

  • Diehl Metall, Röthenbach (Alemanha)
    Diehl Metall, Röthenbach (Alemanha) Diehl Metall, Röthenbach (Alemanha)

    A Diehl Metall atribui muita importância à eficiência energética e a uma conduta responsável em relação ao meio ambiente no trabalho diário. A planta em Röthenbach foi certificada segundo o sistema de gestão ambiental ISO 14001 e o sistema de gestão de energia ISO 50001. 

    Nossos produtos destacam-se por sua segurança ecológica, pois são fabricados a partir de materiais de cobre 100 % recicláveis. Além disso, nossos processos de produção e manufatura também respeitam o meio ambiente. Por meio de sistemas de tratamento dos gases de exaustão, asseguramos não apenas o cumprimento dos valores-limite legais, mas ficamos nitidamente abaixo deles.

    Download Relatório ambiental 2019 (PDF)

  • Diehl Metal Applications, Berlim e Teltow (Alemanha)
    Diehl Metal Applications, Berlim e Teltow (Alemanha) Diehl Metal Applications, Berlim e Teltow (Alemanha)

    São partes integrantes da política corporativa da DMA não apenas a atuação preocupada com o meio ambiente, mas também a melhoria contínua da proteção do meio ambiente. Apostamos em processos de produção que consomem menos recursos e optamos pela fabricação de produtos ambientalmente corretos. Além disso, determinamos e avaliamos periodicamente os impactos ambientais gerados por nossa atividade.

    Desde 1996, a planta em Berlim conta com validação conforme regulamento EMAS (Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria) e, em 2013, o Sistema EMAS foi estendido à planta de Teltow. A DMA também possui um sistema de gestão ambiental certificado segundo a norma ISO 14001.

    Download Declaração ambiental 2020 (PDF)

  • Diehl Advanced Mobility, Zehdenick (Alemanha)
    Diehl Advanced Mobility, Zehdenick (Alemanha) Diehl Advanced Mobility, Zehdenick (Alemanha)

    Na planta de Zehdenick, a Diehl Advanced Mobility desenvolve e fabrica produtos principalmente para o setor automotivo. A proximidade de habitats naturais é compensada por medidas de proteção ambiental rigorosas e consistentes. Por meio de intensivo trabalho de desenvolvimento de componentes para veículos elétricos, os produtos da empresa também contribuem ativamente para a conscientização ecológica.

    Além disso, a planta possui um sistema de gestão ambiental segundo DIN EN ISO 14001 desde 2007.

  • Diehl do Brasil, São Paulo (Brasil)
    Diehl do Brasil, São Paulo (Brasil) Diehl do Brasil, São Paulo (Brasil)

    A Diehl do Brasil está totalmente engajada e comprometida em respeitar regras e normas ambientais, evitar a poluição da atmosfera e preservar os recursos naturais, como água, energia, matéria-prima e materiais de embalagem.

    Para que o uso dos recursos naturais finitos seja de fato responsável e criterioso, é indispensável poder contar com colaboradores conscientes e preocupados com questões ambientais. No centro dos esforços estão medidas para reduzir o volume de resíduos produzidos e aumentar a conscientização quanto à necessidade de reciclar.

    O sistema de gestão ambiental da Diehl do Brasil possui certificação segundo ISO 14001 desde 2001.

  • Diehl Metall, Röthenbach

    Diehl Metall
    Dr. Claus Heubeck
    Gerente de Meio Ambiente e Energia
    Diehl Metall Stiftung & Co. KG
    Heinrich-Diehl-Straße 9
    90552 Röthenbach a.d. Pegnitz
    Alemanha
    Enviar e-mail
  • Diehl Metal Applications, Berlim e Teltow

    Diehl Metall
    Diehl Metal Applications
    Stephan Marter
    Gerente do site Technology Berlin
    Am Stichkanal 6-8
    14167 Berlin
    Alemanha
    Enviar e-mail
  • Diehl do Brasil, São Paulo

    Diehl Metall
    Diehl do Brasil Metalúrgica Ltda
    Paulo Schulz
    Diretor industrial
    Rua Lagrange, 171 Vila Socorro
    BR-04761-050 São Paulo
    Brasil
    Enviar e-mail